quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

OS FILHOS E A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO



Os Filhos e a importância da alimentação
A alimentação adequada na vida da pessoa exerce um papel importante para que se tenha uma vida saudável. Para as crianças essa preocupação não deve ser negligenciada e precisa ser objeto de atenção e empenho dos pais.
Até os doze anos de idade, período em que a criança está na fase de maior crescimento, se as mesmas forem alimentadas adequadamente de forma saudável e equilibrada a desnutrição alimentar ( que nem sempre é causada por falta de alimentação mas também pela administração incorreta dos alimentos ) será evitada.
Um corpo para estar bem nutrido, precisa ser alimentado com alimentos que supram as necessidades nutricionais neles encontrados. Alimentar também adequadamente é uma forma de suprir o organismo com as quantidades corretas de calorias e nutrientes, além de ser uma forma para a prevenção das doenças crônicas que podem se instalar no nosso organismo por falta de uma alimentação equilibrada, ou seja, se não se como alimentos ricos em ferro corre-se o risco de adquirir doenças como anemia e outros por falta de ferro.
Existem alguns fatores que exercem grande influência nos hábitos alimentares de nossas crianças. Um dos fatores mais determinante é a própria rotina familiar, em especial dos pais. Se vocês pais não consomem alimentos saudáveis e nutricionais, ou seja, não têm o costume de consumir frutas, legumes, verduras, cereais e leite que são indispensáveis ao desenvolvimento dos pequeninos dificilmente vocês conseguirão que seus filhos também venham adquirir esta postura, portanto, a alimentação adequada necessita fazer parte da vida familiar. Outro fator determinante é a propaganda de alimentos que muitas vezes parecem ser saudáveis, mas que pouco contribuem realmente para a nutrição que a criança precisa ( por isso chequem bem o valor nutricional de cada alimento que você vai dar a seus filhos), sem deixar de falar nas cantinas das escolas que por falta de um acompanhamento adequado por parte de um nutricionista, acabam oferecendo alimentos (lanches) que não oferecem o valor nutricional para o crescimento dos pequenos.
Para estimular o apetite e alegria na alimentação, os pais devem usar de criatividade no preparo dos alimentos e sempre que possível deixarem que as crianças participem deste momento em conjunto. A qualidade da alimentação de seus filhos será melhorada à medida que você nela incluir frutas, legumes, verduras, cereais, sucos naturais, sucos de frutas com legumes (cenoura com laranja, laranja com beterraba), vitaminas, mel, ( como adoçante) pão, queijos, iogurtes (em caso de não haver alergias a lactose). O açúcar deve ser controlado e as guloseimas ( doces, chocolates, sorvetes) não precisam serem eliminadas, mas, consumidas com controle em poucas quantidade e dias da semana.
A quantidade das refeições diárias ( cinco no dia) bem como os intervalos devem ser observados e cumpridos com determinação, o momento da refeição deve ser um momento de calma e tranqüilidade , nunca em frente a TV ligada, com a companhia de alguma pessoa da família. Não se deve usar o alimento como forma de castigo (deixar sem comida por ter feito algo errado) nem como prêmio ( por alguma coisa boa que fez), pois ambos criam na criança uma imagem distorcida do valor da alimentação para elas. Na falta de tempo de se preparar um lanche para a merenda escolar as frutas são ótima opção pelo grande teor nutritivo que possuem.
Os pais que sofrerem muitas resistências ou enfrentarem muitas dificuldades ( crianças que apresentam problemas sérios de alimentação, problemas de peso etc.), devem estar buscando ajuda médica especializada ( pediatra e nutricionista) para que recebam as orientações necessárias para que o hábito de alimentar corretamente seus filhos seja uma realidade na responsabilidade que têm de educá-los também neste aspecto tão importante de suas vidas. Portanto, pais mãos a obra. Por Ruth C. S. Educadora Cristã

2 comentários:

  1. Realmente, a nossa alimentação determina como seremos no futuro (diabetico, hipertenso)e a base de tudo é o habito alimentar. Parabéns pelo artigo que aborda a responsabilidade que os pais exercem na vida dos seus filhos.
    elaine Campos

    ResponderExcluir
  2. Querida Ruth, concordo plenamente com seu artigo.Cada ponto abordado me remete a mim mesma e a minha alimenteção completamente desregrada e apresada, já que desde de muito pequenina fui apresentada a alimentos e bebidas (refrigerantes)extremamente opostos aos alimentos saudáveis que você muito bem apresentou nesta reflexão. (Pelo menos adoro chuchu! kkkkk) Enfim, Adorei seu artigo e mediante a leitura deste tentarei melhorar de alguma forma minha alimentação.
    Além disso, como educadora que sou, também concordo com a questão da reflexão sobre a falta de alimentos nutritivos e ncessários a dieta de nossas crianças na escola. Este é mais um ponto a ser discutido durante nossas reuniões pedagógicas no CELD. Mil beijos, Rafaela Siqueira.

    ResponderExcluir